25 de janeiro de 2007

1º passeio do ano:
Levada do Alecrim - Ribeira do Lageado
Lagoa do Vento - Rabaçal
(03-02-2007)

20060415-vs-9893

Já havia quem pensasse que com a ida do presidente do DisPorto Bay para o Brasil, para tomar as rédeas do nosso novo projecto — o Porto Bay Rio Internacional — o nosso clube adormecesse.

Na verdade, esperamos um dia destes expandir as nossas actividades implementando uma filial do DisPorto Bay ali para os lados de Copacabana.

Mas enquanto não vemos os nossos novos colegas a desfilar no Sambódromo no Carnaval que se aproxima, vamos arrancar com as actividades deste ano com um passeio por um dos recantos mais bonitos desta ilha: a zona do Rabaçal.

Começaremos perto do “parque de estacionamento” na estrada do Paúl da Serra, percorrendo a levada do Alecrim até à sua origem na Ribeira do Lageado, num local onde se podem ver algumas cascatas e lagoas tão bonitas como geladas nesta época do ano.

Em seguida iniciaremos uma descida pela vereda que nos levará até à verdíssima Lagoa do Vento, local de rara beleza. Para quem nunca lá esteve, mas já foi às levadas do Rabaçal e 25 Fontes, a Lagoa fica no topo do Risco. O que se vê cá de baixo e por vezes parece uma cascata são na verdade duas, porque existe ainda uma acima da Lagoa, como podem ver na foto.

Para terminar, continuaremos pela vereda em direcção às casas do Rabaçal. Aí os mais resistentes poderão optar por regressar a pé à estrada 2 km acima. Quem não estiver para aí virado sempre tem o vai-vém que faz o percurso desde que o trânsito de automóveis foi fechado ao público.

Quem quiser vir pode inscrever-se com o pessoal do costume em cada um dos hotéis (o pessoal do Rio pode fazê-lo com o Antônio :o) ), ou enviar um e-mail para disportobay@gmail.com.

Recomenda-se um bom par de botas (sapatilhas vão sofrer um pedaço em alguns pedaços da vereda), um bordão também deverá ajudar na descida e, como é normal nesta época, um impermeável leve é aconselhável. Também devem trazer um farnel quanto baste para aguentarem o passeio sem fome ou sede. No final havemos de compensar o esforço de alguma maneira.

Ponto de encontro: Pingo Doce, abaixo do Eden Mar, às 10:00.