9 de agosto de 2006

De 1 a 3 de Setembro a Zona Velha vai bONbar!

20060809-ON

Antes que pensem que o corrector ortográfico falhou, “bONbar” é assim que se vai escrever no início do próximo mês.

Algumas almas franciscanas (que honram este clube como membros activos) repararam que a Zona Velha tem sido um espaço mal aproveitado da cidade. Andaria ainda menos animado se não fosse pelos turistas que reparam no encanto duma área histórica que nós residentes tendemos a ignorar. Vá-se lá saber porquê.

Por isso, arregaçaram as mangas, chatearam meio mundo e conceberam um evento que se vai chamar “ON” (Old and New) e pretende inundar as ruas pitorescas da Zona Velha com acções de “fusion art” e outras manifestações artísticas no fim de semana de 1 a 3 de Setembro. Todos os dias entre as 17 e as 23h.

Serão realizadas obras de arte ao vivo e ao ar livre, cobrindo pintura, retrato, banda desenhada e escultura, contando com a participação de artistas nacionais — Agostinho Santos, António Quintas, Joana Rêgo, Xico Lucena, Paulo Neves — e regionais — Ricardo Velosa, Daniel Henriques, Joaquim da Luz, Diana Freitas e Jorge Rosa.

Diferentes espaços de exposição serão dedicados à mostra dos trabalhos de pintura de Elisabete Henriques, José Carlos Silva, Luz Henriques, António Miguel Ramos, Nélia Susana e Sónia Dória. A fotografia estará representada por Eugénio Santos, João Pestana, Rui Camacho, Rodolfo Gouveia, Take Digital, Virgílio Silva, entre outros.

As acções programadas para alguns dos locais mais emblemáticos como o Largo do Corpo Santo, Rua de Santa Maria e Jardim Almirante Reis, englobam ainda expressões de artesanato, atelier de pintura para crianças, instalações de design, multimedia room, arranjos florais e pinturas faciais. A animação de rua não foi esquecida e o ON promete música variada com a participação de vários artistas, cujos nomes ficaremos a conhecer dentro de alguns dias.

Mas como vos disse acima, é evidente que São Francisco de Assis inspirou os organizadores e o ON tem por objectivo final contribuir para acções de solidariedade social. Assim, no dia 3 de Setembro será realizado um jantar-leilão, para venda das obras realizadas durante o evento e doadas pelos artistas. Os valores angariados neste leilão e também na venda em exposição e outras acções paralelas serão entregues a duas obras meritórias — a Associação de Paralisia Cerebral da Madeira (APCM) e o Centro de Acolhimento de São Tiago.

Para terminar aqui fica o convite para que todos apareçam. De certeza que a partir de Setembro vão regressar à Zona Velha com mais frequência. E mesmo que não possam vir divulguem! A cidade agradece.

4 Comentário(s):

Blogger Taninha disse...

Achei uma iniciativa excelente da parte do Grupo Porto Bay.

Todos os intervenientes estão de parabéns ;)

Fico na expectativa e ansiosa para que esses dias cheguem, para ver de perto toda essa animação ...tanto quanto sei, inédita na Região.

10 agosto, 2006 21:37  
Blogger Don Amaro disse...

Concordo com a Taninha. Podem me mandar o texto em Ingles que explica o evento.

11 agosto, 2006 09:24  
Blogger RodiNet disse...

Quem, quando, onde?? Já sabem mais que eu? lol...
Vai ser curtido ;)

12 agosto, 2006 00:08  
Blogger rouxinol de Bernardim disse...

CINCO ESTRELAS!!!

05 setembro, 2006 10:09  

ESCREVER UM COMENTÁRIO

<< Home