De 1 a 3 de Setembro a Zona Velha vai bONbar!

Antes que pensem que o corrector ortográfico falhou, “bONbar” é assim que se vai escrever no início do próximo mês.
Algumas almas franciscanas (que honram este clube como membros activos) repararam que a Zona Velha tem sido um espaço mal aproveitado da cidade. Andaria ainda menos animado se não fosse pelos turistas que reparam no encanto duma área histórica que nós residentes tendemos a ignorar. Vá-se lá saber porquê.
Por isso, arregaçaram as mangas, chatearam meio mundo e conceberam um evento que se vai chamar “ON” (Old and New) e pretende inundar as ruas pitorescas da Zona Velha com acções de “fusion art” e outras manifestações artísticas no fim de semana de 1 a 3 de Setembro. Todos os dias entre as 17 e as 23h.
Serão realizadas obras de arte ao vivo e ao ar livre, cobrindo pintura, retrato, banda desenhada e escultura, contando com a participação de artistas nacionais — Agostinho Santos, António Quintas, Joana Rêgo, Xico Lucena, Paulo Neves — e regionais — Ricardo Velosa, Daniel Henriques, Joaquim da Luz, Diana Freitas e Jorge Rosa.
Diferentes espaços de exposição serão dedicados à mostra dos trabalhos de pintura de Elisabete Henriques, José Carlos Silva, Luz Henriques, António Miguel Ramos, Nélia Susana e Sónia Dória. A fotografia estará representada por Eugénio Santos, João Pestana, Rui Camacho, Rodolfo Gouveia, Take Digital, Virgílio Silva, entre outros.
As acções programadas para alguns dos locais mais emblemáticos como o Largo do Corpo Santo, Rua de Santa Maria e Jardim Almirante Reis, englobam ainda expressões de artesanato, atelier de pintura para crianças, instalações de design, multimedia room, arranjos florais e pinturas faciais. A animação de rua não foi esquecida e o ON promete música variada com a participação de vários artistas, cujos nomes ficaremos a conhecer dentro de alguns dias.
Mas como vos disse acima, é evidente que São Francisco de Assis inspirou os organizadores e o ON tem por objectivo final contribuir para acções de solidariedade social. Assim, no dia 3 de Setembro será realizado um jantar-leilão, para venda das obras realizadas durante o evento e doadas pelos artistas. Os valores angariados neste leilão e também na venda em exposição e outras acções paralelas serão entregues a duas obras meritórias — a Associação de Paralisia Cerebral da Madeira (APCM) e o Centro de Acolhimento de São Tiago.
Para terminar aqui fica o convite para que todos apareçam. De certeza que a partir de Setembro vão regressar à Zona Velha com mais frequência. E mesmo que não possam vir divulguem! A cidade agradece.
3 Comentário(s):
Achei uma iniciativa excelente da parte do Grupo Porto Bay.
Todos os intervenientes estão de parabéns ;)
Fico na expectativa e ansiosa para que esses dias cheguem, para ver de perto toda essa animação ...tanto quanto sei, inédita na Região.
Quem, quando, onde?? Já sabem mais que eu? lol...
Vai ser curtido ;)
CINCO ESTRELAS!!!
ESCREVER UM COMENTÁRIO
<< Home